sexta-feira, setembro 14, 2007

Frustração

Eu estou com um problema sério, contas, muitas. Contas a pagar, a receber, contas de banco, de cartao de credito, eu tenho contas demais, de todos os tipos. Minha vida está virando um caos. Resolvi procurar um software de gerenciamento financeiro pra me ajudar a organizar a casa. Ja testei uns 9, nenhum presta. Impressionante. Separo-os em dois grupos, Quicken e MS Money de um lado, e o resto do outro.

Do "resto" eu nem vou falar porque na vale a pena, sao programas que pecam de forma imperdoável em algum ponto chave como usabilidade, recursos ou estabilidade. Sem contar que o mais bonitinho me faz ter saudades dos aplicativos em clipper, o povo ruim de design minha nossa senhora.

Alias, um parêntese aqui, a indústria de software no Brasil é muito boa, mas ja tá na hora desse povo aprender a desenvolver com o usuário final em mente. Programador é um ser obtuso que não tem capacidade de pensar como uma pessoa normal, e pelo visto 90% da industria nacional de software sao empresas criadas por esse povo, o resultado sao programas horrorosos, ruins de usar e sem intuitividade nenhuma, isso pra falar o mínimo. Essa raça precisa aprender que design não é superfluo e que aquele viadinho que passa o dia fazendo desenho no photoshop e reclamando que quer um mac não é um vagabundo que não sabe de nada. Desenvolver um programa que as pessoas tenham que se adaptar a ele e nao o contrario é coisa que só quem tem cacife pra fazer é a SAP, o resto do povo é bom se reciclar.

Voltando a minha frustração, os programas do grupo 2 nao mereçem nem comentários, deixando apenas 2 programas no mercado, o Microsoft Money e o Quicken.

O MS Money, resolveu virar MSN Money e integrou tudo com o serviço MSN. Virou um negocio bizarro, que não sabe mais se é um aplicativo ou uma interface para serviços online, 70% de tudo o que é clicável, abre uma página na internet. Pra quem quer gerenciar dados como senhas de banco é uma beleza, passa uma segurança impressionante pra não dizer o contrário. Fora isso, aparentemente o programa faz 500 milhões de coisas, mas é necessário fazer uma faculdade so pra aprender a mexer, intuitividade zero, simplicidade pior ainda. Fora de questão.

Ai tem o Quicken, bem melhor que o Money, pelo menos tem cara de programa e é usável. No entanto, o Quicken desenvolveu um formato de arquivo chamado QFX que ninguem usa somente os bancos parceiros da empresa. Obviamente ele não aceita nenhum outro formato, e chega ao cúmulo de recomendar que as pessoas com problemas "troquem de banco", egocentrismo parou e ficou. Por causa disso, pra ter o controle das contas é necessário passar o extrato do banco pro programa de forma manual, operação por operação. Cornojob de primeira. Como eu quero facilitar e nao complicar, o Quicken foi reprovado também. Sobrou entao... ninguem.

Não tem um software de gerenciamento financeiro no mercado que seja minimamente decente, impressionante. De volta as minhas planilhas do Excel, como todos os pobres mortais...

2 comentários:

Roberto Mello disse...

Concordo plenamente com a parte dos programadores serem seres obtusos. Tendo passado por várias áreas (sei que vc também) posso dizer isso com toda a certeza.
Sò destaco que infelizmente os "designers" também pecam pelo outro lado, de fazerem eye-candy e se esquecerem do resto.
Bom vc ter voltado a postar.

Anônimo disse...

Nao sei como vim parar no teu blog mas cheguei... Da uma testada no Buxfer... acho bem legal.

http://www.buxfer.com/